terça-feira, 18 de junho de 2013

Especial: Site NCTM

Olá!

Nesta postagem, vou comentar do NCTM (National Council of Teachers of Mathematics) que fica no estado da Virgínia, nos EUA. Atuando como voz pública da educação matemática, procura apoiar professores e alunos para prover uma aprendizagem significativa em matemática.

No site do NCTM há diversas atividades, artigos, itens para impressão, entre outros. Dentrr eles, há um projeto chamado Iluminations que fornece uma extensa biblioteca de jogos e atividades online, além de recursos offline e para impressão, visando auxiliar o professor em sala de aula e, é claro, o aluno que utiliza esses recursos de forma independente.

Eu ainda estou "investigando" o site e escolhi alguns links (lembrando que são todos em inglês) que selecionei para essa postagem.

Dynamic Paper 


Precisa de uma pirâmide pentagonal de seis centímetros de altura? Ou uma reta numérica que vai de -18 a 32, com detalhes de 3 em 3? Ou um conjunto de blocos padrão onde todas as formas têm lados de uma polegada? Você pode criar todas essas coisas e muito mais com a ferramenta de papel dinâmico. Coloque as imagens que você deseja e, em seguida, pode exportar como uma folha de atividade PDF para seus alunos ou como uma imagem JPEG para uso em outros aplicativos ou na web.

Perfeito para criar planificações, retas numéricas, folhas poligonais...entre outros objetos matemáticos.





Data Grapher


O Data Grapher é básico, trabalha com dados que podem ser usados ​​para analise como gráficos de barras, gráficos de linha, gráficos de pizza, e pictogramas. Você pode inserir várias linhas e colunas de dados, selecionar o conjunto (s) para visualizar em um gráfico, e escolher o tipo de representação.


Geometric Solids


Esta ferramenta permite que você aprenda sobre vários sólidos geométricos e suas propriedades. Você pode manipular e colorir cada forma de explorar o número de faces, arestas e vértices, e você também pode usar essa ferramenta para investigar a seguinte pergunta:
Para qualquer poliedro, o que representa a relação entre o número de faces, vértices, e arestas?
É possível também imprimir o que foi construído.



sábado, 1 de junho de 2013

Polígonos: recursos digitais

Olá!

Seguem alguns recursos digitais para polígonos:

Polygon Apocalypse
Jogo interativo do tipo "shooting" que não passa nenhum ensinamento a respeito dos poligonos, mas serve para divertir os alunos com a destruição dos polígonos....hehe...


Atividade interativa, básica, que dá introdução ao conceitos de poligonos com uma abordagem bem intuitiva.

Jogo em JAVA que usa uma interface do geogebra.
Descrição:
Tente formar o triângulo que é pedido, movendo os pontos A, B e C sobre a malha (clique e arraste o mouse). Note que os vértices do triângulo só podem ser posicionados em pontos com coordenadas inteiras. Para verificar a sua resposta, clique no botão “Verificar minha resposta!”. Caso você não obtenha sucesso em 4 tentativas, o programa lhe mostrará uma resposta (mas subtrairá pontos do seu placar).

Ao final, há uma atividade complementar.

Jogo em JAVA que usa uma interface do geogebra.
Descrição:
Tente formar o quadrilátero que é pedido, movendo os pontos A, B, C e D sobre a malha (clique e arraste o mouse). Note que os vértices do quadrilátero só podem ser posicionados em pontos com coordenadas inteiras. Para verificar a sua resposta, clique no botão “Verificar minha resposta!”. Caso você não obtenha sucesso em 4 tentativas, o programa lhe mostrará uma resposta (mas subtrairá pontos do seu placar).

Aplicativo em flash muito interessante que mostra passo a passo como construir algumas figuras geométricas, com opção de pausar em cada passo. O site ainda tem alguns exemplos de formas na natureza. A lingua espanhola não será empecilho, pois o vocabulário é básico.


O Tangram é um quebra-cabeça chinês no qual o objetivo é posicionar as 7 peças, que são chamadas de “TANS”, para formar uma determinada figura. Faça isso usando poucas movimentações e rotações para obter uma pontuação baixa no final de cada nível.



Um outro jogo para diversão apenas. Interessante para comentar como as formas são feitas nos games.