domingo, 28 de julho de 2013

Sólidos Geométricos

Alguns Exercícios e Atividades Interativas sobre Sólidos Geométricos:

Geometric Solids


Esta ferramenta permite que você aprenda sobre vários sólidos geométricos e suas propriedades. Você pode manipular e colorir cada forma de explorar o número de faces, arestas e vértices, e você também pode usar essa ferramenta para investigar a seguinte pergunta:
Para qualquer poliedro, o que representa a relação entre o número de faces, vértices, e arestas?
É possível também imprimir o que foi construído.

Poliedros e geometria

Este link requer Java instalado no navegador possui algumas atividades bem interessantes com relação aos Poliedros e os sólidos geométricos: Jogo da memória, caça palavras, definição de poliedros, atividades envolvendo superfícies planas e curvas. Vale a pena conferir.




Clique para ver uma animação que mostra, através de rotações, como obter as 11 planificações do cubo.


Exercícios com Autocorreção / Interativos

Todos os links a seguir possuem botão de confirmação de respostas.


  • Planificação
    Associar a planificação do sólido ao nome do sólido



Atividade criada no EDiLim sobre sólidos geométricos


terça-feira, 23 de julho de 2013

Áreas e Perímetros

Olá!

A seguir alguns recursos digitais para auxiliar a compreensão dos conceitos de áreas e perímetros

Construtora RIVED - Planta baixa e áreas

Este link é bem interessante e relativamente simples: apresenta uma construtora onde é proposto o cálculo da colocação de pisos em uma casa, baseado em sua planta baixa. Além disso, possui links explicativos sobre áreas, com o significado da expressão "metros quadrados" na seção O que é área? e alguns fatos históricos na seção Curiosidades.


"Tudo o que voce queria saber sobre área e perímetro" EM INGLÊS

Apesar do site estar em inglês, a linguagem utilizada é facilmente traduzida. Ferramenta que trabalha o perímetro e a área com atividades interessantes e bem coloridas, além de apresentar uma breve teoria.



Neste link, contamos com tres tipos de atividades que podem ser escolhidas à esquerda do menu: descobrir a área dos selos, arrastando o quadriculado na figura (em portugal, arrastando a grelha); Determinar a área da figura plana desenhada sobre uma malha pontilhada; Determinar a área do mural, utilizando um "gabarito" que representa 1m². Ainda, o site possibilita ao aluno criar uma figura e ele mesmo descobrir a área através de contagem de quadrados na malha.


Exercícios online: áreas e perímetros

Seguem três links com exercícios online: