Operações com Números inteiros
Nesta atividade interativa, os números devem ser preenchidos nos seus respectivos campos conforme indicados graficamente (reta numérica). Por fim, é mostrado o resultado da operação indicada. Ao concluir, clique em "Corrige" e depois "Proximo exercício".
NO EXEMPLO, O PONTO A REPRESENTA -5 E O PONTO B REPRESENTA 2 |
Viajando com a Matemática
Nesta atividade, o conteúdo de números inteiros é trabalhado através de três assuntos, sob a temática de viagens: Saldo Bancário, Fuso Horário e Temperatura. Apesar de pouco "dinâmica", é uma atividade bem interessante...
Este jogo funciona da seguinte maneira:
com o mouse, o jogador controla uma mira e precisa destruir as frutas que aparecem na tela. Essas frutas possuem três símbolos de comparação:
> [maior que]
< [menor que]
= [igual a]
Assim, o jogador prrecisa atirar na fruta conforme os numeros que estão na mira.
O jogo possui alguns niveis de dificuldades e alguns com tempo.
NA FIGURA, A MIRA POSSUI 75 E -38. LOGO, -38 < 75 PORTANTO, DEVE ATIRAR EM UMA FRUTA COM O SÍMBOLO < |
Este jogo consiste em clicar nos números inteiros em ordem crescente que estão nas bolas coloridas que ficam girando pela tela. Com isso, esta atividade visa treinar a ordem dos numero inteiros, visto que, por vezes, os alunos cometem erros graves neste quesito quando lhes é apresentado os números negativos.
Este jogo é uma versão matemática do clássico Pac-Man. Neste, o Pac man deve "comer" o monstro conforme a instrução que aparece abaixo da tela. Com essa informação, um pouco do conhecimento de inglês facilita a compreensão de quem devemos atacar. Apesar da linguagem, é um bom passatempo e um recurso à introdução aos números inteiros. Bem divertido!
Para controlá-lo usa-se as quatro setas do teclado e a tecla espaço é usada como um "paralisador", limitado por rodada.
Este jogo consiste em atirar a bola do canhão central nas outras bolas que estão "rolando" na pista. Contudo, as bolas só desaparecem se o resultado da operação entre a bola atirada e a bola da pista tiver como resposta -1. Desafiador e bem divertido.
O controle é feito apenas com o mouse.
NO EXEMPLO ACIMA, A BOLA DO CANHÃO 7 DEVE SER ATIRADA NA BOLA DA PISTA -8 |
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