quinta-feira, 16 de maio de 2013

Frações: Recursos Digitais

Olá!

seguem alguns links com recursos digitais para auxiliar o ensino de frações:

Frações : teoria e jogos diversos - UFRGS 

Neste link completíssimo conta com diversos sublinks que vão desde uma teoria básica sobre frações e jogos bem completos que testam conhecimento como: frações equivalentes, representação de uma fração, quiz sobre frações, etc...
O link conta ainda com um plano de aula (feito pela Revista Nova Escola) e atividades para imprimir.


Esta atividade interativa propõe um trabalho com os números decimais e frações na reta numérica, separados em 4 tipos de atividade: 
1. Dado um ponto da reta, deve-se escrever a fração e o decimal correspondente e determinar seu tipo (própria, imprópria ou aparente);
2. Dada uma fração, deve-se representá-la na reta numérica e determinar seu tipo;
3. Dado um ponto da reta, deve-se escrever o número decimal imediatamente menor e maior que o ponto em questão;
4. A partir de dois pontos, deve-se determinar um ponto qualquer entre eles.

IMPORTANTE: este numero deve ser escrito com PONTO ao invés de VIRGULA (se escreve 3.9 e não 3,9) se não o sistema não aceita;

Ao responder qualquer etapa da atividade, deve-se clicar em "corrigir" e depois em "proximo exercício". As setas inferiores trocam entre os quatro tipos de atividade.




Com este link, é possível: explorar diferentes representações para as frações incluindo frações impróprias, números mistos, decimais e porcentagens, ajustar numeradores e denominadores para ver como eles alteram as representações e modelos. modificar o padrão do desenho: Barras, setores circulares ou objetos.Tem uma tabela para manter o controle de frações interessantes. O site ainda apresenta um breve exemplo de aplicação (exploration) em sala de aula.



Jogo consiste em relacionar a fração com sua representação de desenhos diversos.Bem fácil de jogar, basta clicar na dupla a ser formada até se esgotarem as garrafas com as frações e suas representações. Também conta com frações equivalentes.
 



NO EXEMPLO ACIMA, A RESPOSTA CORRETA É 1/2
Fraction Race - Em Inglês

Atividade interativa simples com foco na relação parte-todo e em equivalência de frações: consiste em clicar na fração correspondente a quantidade amarela que aparece acima de um carro de corrida (tipo Formula 1). Ao acertar todos, vence a corrida.  



Este link propõe atividades para ensinar como calcular a fração de uma quantidade como, por exemplo, 3/5 de 75.
Apesar de estar em inglês, não é necessário tanto conhecimento na lingua para assimilar a idéia e executar os procedimentos do site.


JOGO: Fraction Splat - Em Inglês

Jogo de habilidade que consiste em "estourar" as bolhas das frações correspondentes ao que é pedido. Por exemplo, no primeiro round devemos clicar no mouse nas bolhas correspondentes às frações Mistas; já no segundo round, nas bolhas cuja fração tenha valor maior ou igual a 1; e assim por diante.



JOGO: Enigma das Frações

Jogo criado pela equipe da Revista Nova Escola, onde o personagem Fracti precisa responder diversos enigmas sobre fração para salvar sua cidade de um temido feiticeiro. Nesta jornada, além de responder corretamente as perguntas, deve montar as partes da chave, indicando a fração correta de cada parte. Além de um desafio final. Bem divertido e interessante!



JOGO: Action Fraction
Um corrida baseada na soma de frações, ganha o carro que acertar mais rapidamente o resultado da soma das frações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário